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1Óleo de motor
O Rei do Óleo Sorocaba executa o serviço de troca de óleo do motor aplicando lubrificantes de 1ª linha e seguindo às especificações do óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do veículo.
Nossos Técnicos de Serviços são capacitados para tirar todas suas duvidas fazer a troca de óleo do veículo garantindo qualidade de serviço para sua tranquilidade, conforto e segurança.


Quando devemos trocar o óleo do motor?

  • Obedecendo a recomendação do fabricante do veiculo. Essa informação se encontra no manual do veiculo, indicando a quilometragem recomendada para a substituição do óleo do motor de acordo com cada automóvel;
  • Caso o veículo não rode muito, é recomendável que o óleo seja trocado a cada 6 meses;


Por que devemos trocar o óleo do motor?

Porque a medida em que os aditivos originais da formulação vão se esgotando, o óleo lubrificante vai se degradando. 
Outro razão é a contaminação do óleo que ocorre naturalmente devido à queima de combustível e do próprio óleo lubrificante.


O Rei do Óleo Sorocaba recomenda

Cuidados que evitam danos ao motor:

  • Utilize somente o óleo lubrificante indicado pelo fabricante. O manual do veículo estará indicando o óleo recomendado dentro das especificações técnicas, desta forma, o óleo atenderá as exigências para a devida lubrificação do motor;
  • Formação de borras de óleo no cárter podem acarretar diversos problemas que prejudicam, desgastam e afetam o desempenho do motor.

Causa de borras óleo:

  • Aplicação incorreta do óleo lubrificante no motor;
  • Uso de aditivação extra;
  • Uso de combustível adulterado;
  • Extensão do período de troca;
  • Mistura de óleo lubrificante de diferentes especificações (mineral, semi-sintético e sintético).
2Filtro de óleo do motor
Os filtros de óleo tem a função de reter todos os contaminantes que possam causar danos ao funcionamento do motor, mantendo as características de estrutura do óleo uniformidade de circulação e eficiência no período de uso pelo motor; em outras palavras, o filtro de óleo previne o desgaste do motor.


A hora certa de trocar o filtro de óleo:

Um filtro e óleo saturado pode causar passagem do óleo sujo para o motor provocando desgastes prematuro das pecas do motor. Desta forma, é recomendável substituir o filtro de óleo sempre que fizer a troca de óleo.
3Filtro de ar do motor
A função do filtro de ar é reter os contaminantes presentes no ar como poeira, fuligem, areia e demais impurezas; desta forma o filtro assegura que somente ar limpo chegue até o sistema de injeção e aos cilindros do motor na quantidade ideal para a mistura ar e combustível.


A hora certa de trocar o filtro de ar:

O período de troca do filtro de ar deve seguir as recomendações do fabricante do seu carro, como parte o plano de manutenção preventiva do veículo, que está indicada no manual do automóvel. Vale lembrar que isso depende do ambiente em que você usa o seu carro. Quando o veículo trafega com maior frequência em estradas de terra ou areia, a troca do filtro de ar deverá ser antecipada, pois o filtro estará saturado e perderá a sua eficiência. O ideal seria substituir o filtro de ar do carro num prazo de 12 meses ou  20.000 km. Embora a operação de troca do filtro de ar seja simples, é importante verificar se o filtro que será utilizado, esta de acordo com o modelo, ano e motor do veículo.


O Rei do Óleo Sorocaba recomenda:

A manutenção adequada do filtro deve incluir uma inspeção completa dos sistemas, ou seja, todas as conexões, tubulações ou dutos entre o filtro e o motor devem ser mantidos estanques e limpos. Alguns problemas podem representar a necessidade de troca do filtro de ar:
  • Sinais de contaminação na parte limpa do filtro indicam falhas de vedação ou perfuração;
  • Junta não vedada uniformemente é sinal de possível vazamento;
  • Motor sendo contaminado devido às falhas na vedação. Neste caso, verifique antes se os flanges, braçadeiras, dutos e conexões de ar estão ajustados.
4Filtro de higienização do ar condicionado
O filtro de ar condicionado do seu carro está preparado para reter micropartículas como fungos, bactérias, mofos e ácaros. A falta de manutenção periódica no sistema de ar condicionado contribui para o surgimento ou agravamento de alergias respiratórias. O processo de higienização do ar condicionado inclui troca de filtros de pólen, limpeza e higienização dos dutos de ventilação com produtos biodegradáveis.


A hora certa de trocar o filtro de ar condicionado e de fazer higienização:

Este serviço é recomendado a cada 12 meses.
5Filtro de combustível
O filtro de combustível ataca as impurezas da gasolina, álcool ou diesel antes do combustível queimar. Sua localização geralmente é entre o tanque e o motor evitando que as partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento (como pó, ferrugem, agua e sujeira no tanque o veiculo) cheguem a bomba de combustível e ao bico injetor.


A hora certa de trocar o filtro de combustível

Em media, a vida útil do filtro de combustível deve ser entre 10 mil e 15 mil quilômetros; dependendo de cada montadora. Filtro de combustível vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afeta o rendimento do carro.
6Óleo de câmbio
Há alguns anos atrás, quando o câmbio automático era um acessório raro e caro, muitos profissionais respeitados do ramo automotivo defendiam que não se devia substituir o fluido do conjunto, justificando que o fabricante não queria que o fluido fosse trocado, tendo como base a falta do bujão de esgotamento em alguns câmbios, outros defendiam a hipótese de que o fluido novo removeria a sujeira que proporcionava vedação e contato adequado entre as embreagens internas. Na verdade, o câmbio automático é um dispositivo mecânico como qualquer outro. Desta forma, está sujeito aos efeitos do atrito, que desgasta as suas peças. O fluido que banha o seu interior é um lubrificante especial que possui duas funções básicas:

  • Amenizar os efeitos do atrito: Ao armazenar, o fluido opera como qualquer lubrificante, protegendo as peças internas contra a corrosão e o desgaste, além de refrigerar e limpar o sistema, eliminando as impurezas
  • Atuar como fluido hidráulico: Transmitindo torque e manobrando válvulas internas do sistema, fica submetido a grandes variações de pressão e temperatura.
Conclusão, lubrificante desgastado traz muito mais problemas do que benefício, em outras palavras, o lubrificante precisa ser substituído.


Quando fazer a troca do óleo de câmbio?

Como o lubrificante do câmbio lida com menos sujeira e contaminação, sua durabilidade é bem maior do que o óleo do motor. Geralmente, o prazo médio para a troca é de 50 mil km ou três anos, podendo variar de acordo com o uso do veículo. É importante ressaltar que a troca tem que ser feita seguindo a recomendação de viscosidade e nível de serviço mínimo estabelecido pelo fabricante do veículo.


O Rei do Óleo Sorocaba recomenda:

De qualquer forma a verificação do nível do óleo deve ser pelo menos a cada 10 mil quilômetros. A manutenção preventiva é importante pois em caso de vazamento, a falta do líquido pode comprometer a lubrificação das peças. Cada carro tem um local para a verificação, na dúvida, traga seu carro para o Rei do Óleo Sorocaba que nossos Técnicos Serviços poderão verificar o nível do óleo e, se necessário, fazer a troca sem comprometer nenhuma peça.
7Fluído de freio

O que é o fluído de freio?

O fluido de freio é um tipo específico de fluído utilizado no sistemas hidráulicos de frenagem presentes nos variados tipos de veículos, ele é responsável por transmitir a pressão que faz acionar as pastilhas e sapatas/lonas de freio contra os tambores e discos de freio do veículo. Nos momentos onde o sistema de freio for mais exigido (Ex: descida de serra, estradas com curvas sinuosas, veículos usados em competições, etc...) a elevação da temperatura do sistema de freios provocará a diminuição do ponto de ebulição. Na prática, isso significa que em situações de uso intenso do freio, o fluido pode ferver e o pedal baixar, resultando na falta de resposta do sistema quando acionado.


Quando deve ser trocado?

  • Seguindo as recomendações contidas no manual veículo;
  • Uma vez ao ano, ou
  • A cada 10.000 km;
  • Sempre que houver perda de fluido causada por vazamentos nos cilindros de roda, válvulas equalizadoras de pressão, cilindro mestre, flexíveis rachados, etc.

A falta regular da troca do fluido de freio pode causar perda de ação do sistema de freio e oxidação de vários componentes, causando a diminuição da vida útil de peças como cilindro- mestre, roda, freio a disco, válvula reguladora de pressão, válvulas da unidade hidráulica do ABS.


O Rei do Óleo Sorocaba recomenda

  1. Verifique o fluído de freio a cada 30 dias;
  2. Nunca misture o fluído de freio com características diferentes;
  3. Nunca reaproveite o fluido de freio;
  4. Quando o fluido de freio atingir o nível mínimo indicado no reservatório recomenda-se que se faça um check-up completo no sistema de freios do veículo.
8Extintores
A verificação dos extintores do seu veiculo é um serviço que oferecemos gratuitamente e no nossa loja, já que este é um serviço que faz parte do nosso check-list de segurança dos nossos Técnicos de Serviços. Afinal o proprietário do carro que não tiver um extintor ou circular com o equipamento descarregado ou fora do prazo de validade está cometendo uma infração grave, com multa e cinco pontos na carteira de motorista.


Quando deve ser trocado?

Existem dois tipos de extintores de incêndio automotivos no mercado. Um tem validade de um ano e é usado em carros fabricados antes de 2004. O outro, para automóveis fabricados depois desta data, é válido por cinco anos.
9Paletas de limpadores de para-brisa
A palheta do limpador de para-brisas é aliada do motorista em dias de chuva e utilizada para tirar sujeira em excesso dos vidros, é um importante item de segurança do seu carro.


Quando deve ser trocado?

Dificilmente essa peça é lembrada - muita gente nem sabe que o item precisa ser trocado uma vez por ano. Isso pode causar desgaste prematuro da borracha e comprometer sua eficiência. E o mau uso (com o vidro, seco, por exemplo) pode ocasionar riscos no para-brisa.


O Rei do Óleo Sorocaba recomenda:

Ao lavar o veículo, limpe as borrachas com um pano úmido para eliminar grãos de sujeira. Nunca use querosene, pois óleo e borracha não combinam. Uma das consequências dessa mistura é a trepidação da haste do limpador, problema que a maioria das pessoas associa à má qualidade da palheta.
10Calibragem e pressão de pneu
Como parte do nosso check-list de segurança, a equipe Rei do Óleo Sorocaba providencia GRATUITA a verificação da pressão e da condição de desgastes dos pneus, inclusive estepe. A calibragem dos pneus determina o volume de ar comprimido necessário para que a pressão de enchimento aplicada nos mesmos atenda a especificação indicada pelo fabricante do veículo. Como os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o pavimento, a pressão do enchimento é fator determinante para a segurança na direção, rendimento quilométrico adequado dos pneus e para o consumo de combustível do automóvel. Pressões de enchimento acima ou abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo (veja o manual), afetam de maneira negativa o nível de desempenho e de desgaste dos pneus.


Quando deve ser trocado?

  • Semanalmente;
  • Sempre antes de iniciar uma viagem, pois com carga deve-se observar a necessidade de maior pressão dos pneus devido ao excesso de peso;
  • Conforme especificações do fabricante do veículo;
  • Com calibradores aferidos;
  • Nunca acerte a pressão esvaziando os pneus quentes, pois este procedimento poderá causar danos irreparáveis na carcaça;

Danos provocados pelo falta regular da calibragem dos pneus:

  • Desgaste acentuado, prematuro e irregular dos pneus;
  • Perda no rendimento quilométrico dos pneus;
  • Perda de dirigibilidade;
  • Alteração no consumo de combustível do veículo.
11Aditivos para combustível
Os aditivos cumprem funções importantes no seu carro. No óleo e no combustível evita que depósitos de sujeira resultantes do uso do combustível se acumulem no motor, o que causa perda de potência, falhas e, em casos extremos, o seu entupimento. Além disso, um motor que funciona bem polui menos. Para tirar a dúvida, o primeiro passo é consultar o manual do proprietário.


Quando deve ser usado:

  1. Se você tem um carro novinho - é desnecessário. O motor dos carros nacionais e importados já vem preparado para o uso da gasolina comum e do álcool
  2. Se você não fez as revisões básicas - Deve usar os aditivos de limpeza profunda, destinados, justamente, a carros que não passam por manutenção periódica. O uso é recomendado a cada 5 000 quilômetros (mas a quilometragem pode variar conforme o fabricante do produto)
  3. Se seu carro é usado e os hábitos do proprietário anterior são desconhecidos - Devem-se usar os aditivos destinados à limpeza profunda a cada 5 000 quilômetros
12Produtos de limpeza, higienização e aromatizantes
Nossa linha de produtos para limpeza possui tudo para deixar o carro do jeito que todo brasileiro gosta, maravilhoso. Possuimos aromatizantes, produtos para Higienização, Limpeza, Conservação, Proteção e Brilho.
Entre em contato conosco e solicite mais informações sobre os produtos que oferecemos!
13Fluidos de arrefecimento do motor
Uma das partes do motor que merecem atenção dos motoristas é o sistema de arrefecimento, que controla a temperatura do motor. O sistema de arrefecimento é composto por diversos componentes que operam interligados, entre eles, líquido de arrefecimento, válvula termostática, mangueiras, ventoinha, interruptor térmico, bomba d’água e sensor de temperatura. O líquido de arrefecimento, mistura de água e aditivo promovem o resfriamento do motor e deve ser mantido sempre no nível indicado no reservatório.
Para ter maior durabilidade, economia de combustível, menor desgaste das partes móveis do motor e emitir menos poluentes, o sistema de arrefecimento deve estar sempre em perfeitas condições de funcionamento.


Como fazer manutenção?

Fabricantes recomendam a checagem do nível de arrefecimento uma vez por semana, realizar a troca a cada 30 mil quilômetros ou uma vez por ano, enquanto as outras peças devem ser revisadas anualmente.
Lembrando que a inspeção do sistema de arrefecimento precisa ser feita sempre por pessoas habilitadas e com o carro frio, pois a alta temperatura pode ocasionar queimaduras na pessoa que estiver fazendo a revisão!
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